Criptograma: O predominio das rodovias no Brasil
O predomínio das rodovias no Brasil
O Brasil é um país de grandes dimensões territoriais e, por isso, o sistema de transporte é fundamental para a integração nacional. Entre as diversas modalidades de transporte, as rodovias se destacam como o principal meio de locomoção de pessoas e mercadorias. Esse predomínio se deve, em grande parte, à política de incentivo à construção de estradas implementada nas décadas de 1950 e 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek.
Atualmente, o Brasil possui mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, sendo que apenas cerca de 12% são pavimentadas. Apesar da extensa malha rodoviária, muitas estradas estão em péssimas condições de conservação, o que aumenta o custo do transporte e o risco de acidentes. Além disso, a dependência do transporte rodoviário gera problemas ambientais, como a emissão de gases poluentes e o consumo excessivo de combustíveis fósseis.
Apesar desses desafios, o Brasil ainda investe pouco em outras modalidades de transporte, como ferrovias e hidrovias. Isso se deve, em parte, à falta de planejamento a longo prazo e à influência do lobby da indústria automobilística. Como resultado, o país continua a sofrer com os problemas decorrentes do predomínio das rodovias, como congestionamentos, acidentes e custos elevados de transporte.
Conteúdo gerado por Inteligência Artificial (GPT4).
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